
BARREIRAS E C
Nome: Barreiras Esporte Clube
Data fundação: 14/02/1995
Endereço: Rua Dom Pedro I, 430A
Cidade: Barreiras/BA
CEP: 47.800-000
Telefone/Fax: (77) 3611-6323
Estádio: Geraldo Pereira (7.000 torcedores)
Data fundação: 14/02/1995
Endereço: Rua Dom Pedro I, 430A
Cidade: Barreiras/BA
CEP: 47.800-000
Telefone/Fax: (77) 3611-6323
Estádio: Geraldo Pereira (7.000 torcedores)
Cores: Azul e amarelo
HISTÓRIA:
O BARREIRAS ESPORTE CLUBE foi fundado em 14.02.1995. Na oportunidade estiveram presentes ao salão de eventos da empresa Agrocel, diversos representantes da nossa sociedade.
HISTÓRIA:
O BARREIRAS ESPORTE CLUBE foi fundado em 14.02.1995. Na oportunidade estiveram presentes ao salão de eventos da empresa Agrocel, diversos representantes da nossa sociedade.
A idéia de profissionalizar um clube na região Oeste da Bahia já existia entre alguns desportistas, mas estava faltando o fundamental: a iniciativa.
Três pessoas se incumbiram de colocar o processo de criação no papel e torná-la realidade. O então presidente da Liga Barreirense de Futebol, Franklin Pereira, o comentarista esportivo Valdir Vobeto, conhecido por Canhão e o radialista Balthazar Guimarães. Eles receberam o estímulo de uma quarta pessoa que possuía um grande conhecimento do futebol, o também radialista Juarez de Oliveira que com a sua experiência de narrador internacional, tendo inclusive transmitido seis Copas do Mundo, não admitia que uma cidade como Barreiras não tivesse um time profissional.
A sociedade foi convocada a participar da reunião de criação do clube. Diversos políticos de diversos partidos mostraram que no esporte o espaço é dividido por todos e as divergências são deixadas de lado.
Antes da reunião surgiu um impasse: quem seria apresentado aos presentes como o presidente do clube. Depois de muita conversa o radialista Balthazar Guimarães foi “dobrado” pelos companheiros e aceitou a incumbência.
A idéia foi aceita por todos e a expectativa era que em breve o Estádio Municipal Geraldão pudesse ser palco de jogo do Campeonato Baiano de Futebol. Um sonho que seria transformado em realidade. Nascia naquela segunda feira, dia 14 de fevereiro de 1995, o BARREIRAS ESPORTE CLUBE. Sua missão era divulgar o nome da cidade e da região Oeste da Bahia através do futebol, oferecer uma oportunidade aos jogadores da região que dificilmente teriam condições de chegar ao profissionalismo, e claro, atropelar seus adversários dentro de campo.
CURIOSIDADES
No dia 30 de janeiro de 2000, a equipe realizava sua primeira partida como time profissional. O jogo válido pela Terceira Divisão (Torneio Seletivo para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano de Profissionais), foi na cidade de Itabuna contra o Grapiúna.
Com um gol de Dinei, o Barreiras venceu por 1x0 e marcou sua estréia como equipe profissional de forma vitoriosa. Daí em diante a sua torcida só teve alegrias. Também participaram desta Seletiva a ABB, Bonfinense e E.C. Salvador. O Barreiras foi o campeão da Seletiva com uma bela campanha tendo conseguido 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A classificação para a “Segundona” estava garantida.
O Campeonato Baiano de 2001 foi dividido em duas fases. Na primeira, participaram as oito equipes do interior: Barreiras, Atlético de Alagoinhas, Camaçari, Colo-Colo de Ilhéus, Cruzeiro de Cruz das Almas, Fluminense de Feira, Juazeiro e Poções. No dia 21 de janeiro o representante da região Oeste marcava sua estréia na competição vencendo em casa o Poções por 3x2. Ao final desta primeira fase, o Barreiras ficou entre as seis equipes classificadas que se juntariam aos poderosos Bahia e Vitória na Segunda fase.
Seriam dois grupos de quatro equipes com jogos de chave contra chave. No sorteio realizado na sede da F.B.F., o Barreiras ficou no grupo A, juntamente com o Bahia, Fluminense e Colo-Colo.
No dia 20 de maio a cidade de Barreiras se mobilizou para assistir o jogo contra o Vitória. A partida também estava inserida no concurso 378 da Loteria Esportiva do Brasil. O resultado adverso de 0x3 não abalou o time que por questão de detalhes não se classificou em segundo lugar no grupo. Mesmo assim, na classificação geral o sexto lugar, superando Fluminense e Poções foi um prêmio reconhecido por todos.
A história do Barreiras não é só de alegrias. Depois da conquista do título da Segunda Divisão, a equipe e a cidade de Barreiras perderam um de seus grandes representantes do futebol: Geraldão. No final do mês de junho de 2000, o velho Geraldo Pereira da Silva, vencido pela Diabetes, nos deixou. Com ele, foi embora uma parte importante da história do futebol barreirense.
Geraldão como era conhecido e o estádio leva seu nome, também era Conselheiro do Clube. Ele foi embora mas teve a satisfação de ver o seu time chegar à divisão de elite do futebol do Estado da Bahia.
Estádio Geraldo Pereira