03/12/2015

ALTO ACRE FUTEBOL CLUBE
Epitaciolândia/AC



Estado do Acre

Cidade de Epitaciolândia/AC
Nome: Alto Acre
Nome oficial: Alto Acre Futebol Clube
Apelidos: Papagaio da Fronteira
Cores: verde e branco
Mascote: Papagaio; Cabex
Torcedore: Auto Acriano
Fundação: 31 de Março de 2009
Estádio: Municipal Antônio Araújo Lopes (5.000 torcedores)

Endereço: Av. Caetano Perlatti, s/nº
Bairro: Centro
CEP: 17205-040
TEL: (14)3624-9911
Cidade: Epitaciolândia/AC

Facebook: https://www.facebook.com/AltoAcreFutebolClub/

LOCALIZAÇÃO



HISTÓRIA

(Atualizado até 2014)


Fundado em 31 de março de 2009, o Alto Acre FC era um projeto de cinco municípios acreanos (Assis Brasil, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Capixaba), num total de 67.465 habitantes, cujas prefeituras se uniram a fim de trazer oportunidade às populações dessas cidades e incentivar a prática do esporte pelos jovens da região. Os idealizadores do clube são: José Ivonaldo da Costa Rodrigues, Eduardo Silva de Oliveira e James da Silva Andrade.

Em 2010, a primeira competição disputada pelo  novo clube foi o Campeonato Acreano da primeira divisão – a segunda divisão voltou a ativa em 2011, após 34 anos inativa –, tendo como sede principal a cidade de Epitaciolândia, mas atuando em dois estádios.

Em Xapuri, a 175 km da capital Rio Branco, o Alto Acre jogou uma vez no estádio Álvaro Felício (4 mil lugares), derrota para o Atlético Acreano, por 2 a 1. Outras três partidas em casa foram disputadas em Epitaciolândia, a 243 km de Rio Branco, no estádio Antônio Araújo (3.500 lugares). No final de nove rodadas, a equipe mostrou força e terminou em quinto lugar, com 13 pontos (4v, 1e, 4d), a dois das semifinais da competição.

ESCUDO

Primeiro escudo
Escudo atual
UNIFORME

Temporada 2010

Temporada 2010
MASCOTE


EQUIPES


Equipe temporada 2010
Equipe temporada 2013
ESTÁDIO

Nome: Municipal Antônio Araújo Lopes
Fundação: 28 de Abril de 2008
Administração: Prefeitura Municipal de Epitaciolândia/AC




Fontes:
http://planotatico.com/2012/06/alto-acre-fc-um-2012-para-se-esquecer/#main
http://www.timesdelbrasil.com.br/AC/alto_acrefc-ac.htm
https://www.facebook.com/AltoAcreFutebolClub/photos_stream?tab=photos
http://tempodebola.blogspot.com.br/2015/02/alto-acre-futebol-club-de-2009.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Epitaciol%C3%A2ndia
http://altoacrefutebolclub.spaceblog.com.br/10/
                                           
****************************************
****************************************
Moto Clube Esporte Clube – Porto Velho/RO






Rondônia
Cidade de Porto Velho/RO

Nome: Moto Clube
Nome oficial: Moto Esporte Clube
Apelidos: Moto / Timão
Cores: Vermelho e branco
Mascote: Tatu Bola
Fundação: 13 de maio de 1952
Torcedor: Motense
Endereço: Rua herbert de Azevedo
Bairro: Olaria
Tel.: (69)9977-7439
Cidade: Porto Velho/RO)
Estádio: Municipal Aluízio Ferreira (8.000 pessoas)

LOCALIZAÇÃO




HISTÓRIA

(Atualizado até Dez/2015)

 

Criado para disputar um torneio de futebol em homenagem ao aniversário do deputado federal Aluízio Ferreira, em 1952, uma competição entre funcionários da administração do então Território Federal, o Moto Clube era constituído àquela altura apenas por motoristas, mecânicos e auxiliares da Garagem do Território, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva, o "seu Dudu" (foto abaixo), técnico da seleção do Guaporé que disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções e do atleta Pirralho.



O que era o "time da Garagem", logo o Moto entrou na disputa do campeonato da FDG - Federação de Desportos deo Guaporé, e em1954 foi campeão pela primeira vez.

 

CURIOSIDADES

Por Larissa Vieira
globoesporte.com - Porto Velho / RO
Gervásio relembra os momentos inesquecíveis que viveu (Foto: Hugo Crippa/GLOBOESPORTE.COM)Gervásio relembra os momentos inesquecíveis que viveu (Foto: Hugo Crippa/GLOBOESPORTE.COM)

Já fazem mais de 40 anos, mas para quem jogou em um dos gramados mais famosos do mundo, é como se fosse ontem. A partida histórica entre Moto Clube-RO e a seleção da Petrobrás em 1969, por si só, já seria motivo de orgulho para os motenses – torcedores do time de Porto Velho. O jogo foi uma das preliminares da classificação da Seleção Brasileira para a Copa de 1970.

A ideia de levar um time de Rondônia para as preliminares da Copa do Mundo veio de um torcedor carioca, que visitava o Estado. O Moto Clube foi agraciado por tamanha responsabilidade por ser um dos melhores clubes da região na época. Seguiu para a cidade maravilhosa o elenco formado por Edson Alencar, Toinho, Walter Santos (capitão), Gervásio  Bezerra, Ocimar, Nazaré, Bacural, Edson Pepeu, Manuel Badu, Bacu, Pelado, Marcos Pando, João Garrafa e Dário.

Um dos protagonistas dessa história foi o zagueiro Gervásio. Ele resume a partida contra a Seleção da Petrobrás em apenas uma palavra.

- Inesquecível. Foi uma partida muito difícil, estávamos diante de um time profissional. E apesar de termos empatado, o povo rondoniense nos tratou como verdadeiros campeões – relembra.

Foram dias de glória. Até visita ilustre no vestiário eles receberam.

- O governador João Carlos Marques Henrique Neto, a frente do Território Federal de Rondônia, foi até o vestiário nos dar força. Nos orientou e passou confiança o suficiente para jogarmos de igual pra igual no Maracanã.

Momento em que o Moto Clube pisava no gramado do Maracanã (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal Gervásio)
Momento em que o Moto pisava no gramado do
Maracanã (Foto: Arquivo Pessoal/Gervásio)

E foram três gols. O empate de 3 a 3 soou como vitória para a equipe que voltou pra casa com uma recepção calorosa. Memorável para quem viu e viveu. Gervásio relembra ainda que muitos não acreditavam que a equipe teria uma boa atuação, e se enganaram.

- Cerca de 15 dias antes da partida nós jogamos um amistoso com o Trindade, da Bolívia, e o que mais ouvíamos da torcida era que não íamos conseguir um bom placar. No entando,  voltamos ovacionados - disse Gervásio.

O jogo ficou na memória e nas fotos de Seu Gervásio, e o troféu está bem guardado na casa do amigo e ex-jogador do clube, Isaías. Vale ressaltar, que o Moto foi pé quente, já que no jogo do Brasil contra a Colômbia, o resultado foi 5 a 2 para a seleção canarinho.

Mas as memórias não são apenas dele. Maria Duarte de Medeiros, ou Dona Nininha (foto abaixo) uma das fundadoras da fiel torcida do Timão, a organizada do Moto Clube em Rondônia, compartilha alguns momentos com o GLOBOESPORTE.COM.

Maria Duarte de Medeiros, 'Dona Nininha' (Foto: Larissa Vieira/GLOBOESPORTE.COM)
Maria Duarte de Medeiros, 'Dona Nininha'
(Foto: Larissa Vieira/GLOBOESPORTE.COM)

Apaixonada por futebol desde a infância, ela frenquentava a sede do clube ainda quando esta era feita de paredes de madeira e teto de palha.

- Sempre gostei de esporte...Futebol é vida. Todos os meus filhos são torcedores do Moto e até hoje lembro com carinho de cada momento, e das jogadas dos jogos que estive presente - afirma a motense.

Ela lamenta o fato de não ter ido ao Maracanã, mas garante que não deixou de acompanhar a partida mesmo de longe.

- Tenho uma irmã que mora no Rio de Janeiro, ela foi a minha fonte nessa partida histórica. Logo após o jogo me passou todos os detalhes por telefone. Uma delícia - frisou Nininha.

Mas ficou apenas nisso. Na volta, só a diretoria do clube teve acesso aos jogadores. Isso não incomodou Dona Nininha, só sentia a 'paixão motense' crescer a cada dia.

- Logo depois disso fundei, junto com mais alguns amigos, a organizada. Desde então participamos de tudo o que o Moto está envolvido. Era o futuro, mas eu nunca esqueci do passado do clube que revelou meu amor pelo futebol - afirma a torcedora número 1 do Moto Clube.


O Moto Clube foi o 1º clube da Amazônia Ocidental a jogar no Maracanã, a partida foi disputada em 21 de Agosto de 1969 conta a Seleção da Petrobras, na preliminar de Brasil x Colômbia, o Timão foi convidado pela antiga CBD - Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF - Confederação Brasileira de Futebol e o resultado foi um empate em 3 a 3. Os gols do Moto Clube foram de Manoel, Bacu e Walter Santos.

FEITOS


O dia 17 de Julho de 1977 jamais será esquecido pelo torcedor do Moto Clube de Porto Velho. Nesta data, o torcedor vibrou, chorou e comemorou juntamente com sua equipe a conquista do mais importante título da história do futebol rondoniense, o Torneio Integração da Amazônia, o popular Copão da Amazônia. O Moto Clube venceu o Rio Branco, do Acre, por um placar apertado e conquistou o título, que voltou a se repetir um ano depois no dia 13 de Setembro de 1978, contra o mesmo adversário.

RIVALIDADES:

Timão x Ferrim

 

O maior rival do Timão é o Ferroviário, ou simplesmente Ferrim. Contra este adversário, o Moto Clube protagonizou o grande clássico do futebol Rondoiunense que nos anos 70 e 80 movimentava a população da cidade de Porto Velho.

 

O timão, como era conhecido o Moto Clube teve outros grandes rivais: Ypiranga, e Flamengo-RO. Os quatro clubes dividem a preferência dos torcedores devido aos vários títulos conquistados. Atualmente os maiores rivais do Moto são o Genus(o time mais tradicional e com maior torcida da capital na era profissional) e o Ji-Paraná (o maior campeão de Rondônia na era profissional).

TÍTULOS

 

Regionais:
Torneio Integração (Copão) da Amazônia – 1977 e 1978

Estaduais:
Campeão Rondoinense da Primeira Divisão 10 vezes, (1954, 1968, 1969, 1971, 1972, 1975, 1976, 1977, 1980 e 1981)

Campeão Rondoinense da Segunda Divisão 2009

HINO

Autor: Hilton Valle e Onofre M. Mendes.

Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
Bi-campeão da Amazônia Ocidental
Primeiro clube a jogar no Maracanã
Em 1969, meu Moto Clube eu sou
Teu fã

Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
12 de maio do ano de 52
Nasceu meu orgulho do esporte estadual
Meu alvi rubro meu Moto Clube
Timão de fé meu alto astral

https://www.youtube.com/watch?v=6QUg1NTEzbg


ESCUDO




UNIFORMES



MASCOTE

O Moto Clube é representaado pelo “bom velhinho”, o Papai Noel. O clube é o mais antigo em funcionamento no estado de Rondônia. O mascote representa assim, toda tradeção e fanatismo com suas vestimentas em vermelho e branco.

EQUIPES

                                                Equipe de 1970
                                                     fonte: maisro.com.br


                                                  Equipe de 1972
                                             fonte: Jornal do Comércio / AM

Equipe Tri-campeã 1977
                                       fonte: globoesporte.com - Arquivo pessoal Walter Santos ex-                                                                                                            jogador e técnico da equipe

Equipe de 2009

Equipe de 2005
fonte: rondon
ianoar.com.br


Equipe de 2014
fonte: planetaesportivo.com


TORCIDA

Torcida Fiel do Timão
Torcida Terremoto
Torcida Sangue Alvirubro

ESTÁDIO

Nome: Estádio Municipal Aluízio Ferreira
Apelido: Aluizão
Capacidade: 700 torcedores
Endereço: Rua Rui Barbosa nº 953
Bairro: Agrigolândia
Cidade: Porto Velho/RO
Primeiro jogo: Gênus 3x0 Ferroviário
Primeiro gol: Geraldo (Gênus)
Recorde de Público: 7.427 torcedores 
Jogo: Ji-Paraná 1x3 Botafogo/RJ - 27/02/1995
Administração: Prefeitura Municipal de Porto Velho

História: 
O estádio pertence ao Governo do Estado de Rondônia e foi construído em 1957. Seu nome homenageia Aluízio Ferreira, o primeiro governador do antigo Território Federal do Guaporé (atual estado de Rondônia) 1942 - 1957.
Tem capacidade para 8.000 pessoas. Mas No inicio de 2014 o estádio foi fechado para obras, e sua capacidade foi reduzida para 700 devido a interdição de parte das arquibancadas pelo Corpo de Bombeiros.

Estádio Municipal Aluízio Ferreira
FONTES
http://dicionario.sensagent.com/Moto_Esporte_Clube/pt-pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Alu%C3%ADzio_Ferreira_de_Oliveira
http://www.rondonia.ro.gov.br/2011/12/12915/

****************************************

****************************************

Íbis Sport Club - Paulista/PE

Nome: Íbis SC Nome oficial : Íbis Sport Club Apelido: Pior time do Mundo e Pássaro Preto Fundação: 15 de novembro de 1938 Mascote...