
GUARANI FC
Nome: Guarani Futebol Clube
Fundação: 19/04/1907
Endereço: Rua Gaspar Silveira Martins n° 70
Cidade: Bajé/RS
Cores: Vermelho e Branco
Mascote:
Estádio: Antônio Magalhães Roussel (Estrela Dalva)
Sites:
http://www.alternet.com.br/guarany/ (oficial)
http://www.guaranyfutebolclube.com.br
Curiosidades:
O Guarany é o único time do interior a conquistar o Campeonato Gaúcho duas vezes. 1920 e 1938.
Já enfrentou as seleções do Uruguai, Paraguai e Rússia.
O Guarany foi o primeiro clube gaúcho a jogar no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, contra o River Plate.
Dois ex-jogadores do veterano bageense já disputaram a Copa do Mundo: Martim Silveira, em 1934 e 1938, e Branco, em 1986, 1990 e 1994.
Darcy Menezes, revelado no arrabalde Estrela d'Alva, foi campeão da América e vice-campeão do mundo, inter-clubes, jogando pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. Outro ex-alvirrubro, Raul Calvete foi bi-campeão da América e do Mundo, pelo Santos Futebol Clube.
Em Bagé o primeiro jogo internacional do Guarany foi em 1913, contra Lavallejas, de Rivera.
Em 1913 o Guarany jogou pela primeira vez no exterior, na cidade uruguaia de Melon, contra o Artigas e o Melense.
A primeira partida noturna em Bagé, ocorreu em 23 de novembro de 1952, no estádio Antônio Magalhães Rossel, o Estrela D'alva, contra o Pelotas.
História
Escrito por Marcel Camargo em 09/07/2007
O Guarany Futebol Clube (Bagé-RS), uma das mais antigas e tradicionais agremiações esportivas do Rio Grande do Sul. Foi fundado no dia 19 de Abril de 1907, por um grupo de onze amigos que, reunidos na "Praça da Matriz", escolheram o nome do clube por inspiração na imortal composição "O Guarani" de Carlos Gomes.
Seus fundadores foram: J

Várias vezes foi campeão municipal, regional e detem a primazia de ter sido o único clube do interior a conquistar por duas oportunidades o título estadual, nas temporadas de 1920 e 1938. (foto time campão de 1938)
Hino (letra):
Nós somos os gigantes operáriosDo trabalho, do amor e liberdadeDas modernas idéias emissáriosPois somos o porvir, a mocidade!
Eia, amigos sempre avantesDa honradez vamos na trilhaArrojados caminhantesPara nos a glória brilha!
Repousa a força em nós, - somos o diaÉ dos povos manha ridenta em luzE buscamos na luta na porfiaA senda que o futuro nos conduz.
Estendemos a mão se o fraco tombaD'imbella invalidez nós temos dóMas se o forte, soberbo de nós zombaIlade a fronte dobrar, morder o pó.
Caminhamos dos povos na vanguardaLevando os oprimidos - redençãoGenerosa nobreza em nós se guardaEm escrínio sem par, - o coração.
Uniforme:
