31/01/2012

Formiga - Formiga/MG



Nome: Formiga
Nome oficial: Formiga Futebol Clube
Fundação: maio de 1929
Endereço: Av. Paulo Lins, s/nº
Bairro: Centro
CEP: 35570-000
Tel.: (37)3322-1074
Cidade: Formiga/MG
Cores: Azul e Branco
Mascote: Formiga
Estádio: Juca Pedro (4000 torcedores)

História:

Fundado em maio de 1929, o Formiga Esporte Clube (FEC), um dos times mais tradicionais de Formiga e do Centro-Oeste Mineiro, comemora no próximo dia 7 seus 82 anos de existência, com muitas alegrias, lutas, conquistas e glórias.

Como todo clube do interior, o Formiga iniciou sua vida desportiva no futebol amador, sendo um dos primeiros clubes do interior de Minas a enfrentar times grandes, como Atlético, Vasco e Flamengo. Em 1950, o FEC conquistou um de seus maiores títulos: o de Campeão dos Campeões de Interior.

Já em 1965, o FEC disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro correspondente naquela época ao Módulo II de hoje. O Módulo I era chamado de Divisão Extra. Mesmo com muitos problemas financeiros naquela época, o que não é diferente dos dias de hoje, o Formiga fez bonito e venceu o Araguari por 2 a 1 no campo do Atlético e conquistou a vaga para a Divisão Extra.

Foto: divulgação/Ass.Imprensa FEC
O lendário e tradicional Formigão 68 (foto a esquerda) ficou conhecido pela campanha que fez naquele ano; apesar de não ser campeão do interior (pois o Uberlândia acabou na frente do FEC), o time da “Cidade das Areias Brancas” acabou em 4º lugar, atrás de Cruzeiro, Atlético e Uberlândia.

O FEC terminou a primeira fase como vice-líder invicto, ganhando do América e empatando com Atlético e Cruzeiro (no lendário 2 a 2, sendo que Cristovão e Sudaco marcaram pelo Formiga e Tostão descontou para o Cruzeiro).
Os anos 90 foram de muitas dificuldades para o Formiga. Em 1991, o time disputou a Segunda Divisão, porém, sem muito sucesso. Muitos jogadores trabalhavam e não podiam viver apenas do futebol. O FEC seguiu apenas disputando o futebol amador, em campeonatos da cidade e da região.

Em 2005, o FEC retornou ao futebol profissional, disputando a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. Porém, devido às dificuldades financeiras e com pouco apoio, não conseguiu uma das vagas para o Módulo II. Em 2006, segundo ano após seu retorno ao profissional, a situação foi diferente e o FEC foi vice-campeão da Segunda Divisão, conseguindo uma das vagas para o Módulo II, sob o comando do treinador Ronaldo Félix.

Em 2007, o FEC não alcançou a elite do futebol mineiro por apenas um gol de saldo, terminando a competição em terceiro lugar, sob o comando de Frederico Incalado (que foi auxiliar do técnico Brandão em 2010 e hoje é novamente o treinador da equipe na temporada 2011).

No campeonato de 2008, o FEC passou por grandes apuros e a campanha não foi muito positiva.

Em 2009, a situação também não foi das melhores, apesar de o FEC ter feito o vice-artilheiro do Módulo II daquele ano, o atacante Yan, que marcou 12 gols, o clube terminou a competição em 5º lugar.

Em 2010, a campanha da primeira fase foi um sucesso: invicto, o FEC fez 18 pontos em oito jogos, tendo o melhor aproveitamento (75%) da competição, e terminou como o primeiro colocado do grupo B, detentor do melhor ataque (18 gols feitos) e da melhor defesa (apenas 4 gols sofridos). Mas, na segunda etapa, o time não conseguiu manter o mesmo desempenho e o Formiga terminou a competição na terceira posição da chave D.

Em de 2011, o sonho foi retomado, mesmo com pouco apoio e incentivo, o FEC decidiu encarar novamente o desafio. As chances de chegar à elite do futebol mineiro no próximo ano são remotas, mas a luta continua para que o Formiga Esporte Clube chegue ao Módulo I e traga muitas alegrias e moções para sua fiel torcida, que é sempre o 12º jogador.

Fonte: Assessoria de Comunicação do FEC

Equipes:

Formiga dos anos 60 - Foto: Assessoria de Comunicação do FFC

Formiga de 1965 - Foto: Assessoria de Comunicação do FFC 
Formiga de 1991 - Foto: Assessoria de Comunicação do FFC
Formiga de 2008 - Foto: Assessoria de Comunicação do FFC

Estádio:

Estádio Juca Pedro - Foto: Divulgação
Estádio Juca Pedro - Foto: Vaninho Falcão

Títulos:

Campeão dos campeões do Interior - 1950
Campeão Mineiro da Segunda Divisão – 1965
Campeão Mineiro do Interios - 1967

Uniformes:




Escudo:



Mascote:


Torcida:


Torcida - Foto site oficial do FFC


Torcida - Foto site oficial do FFC
Hino/audio:


Hino letra:

Meu Formiga Esporte Clube
Entre em campo e faz vibrar os corações
e a massa explode e grita
salve salve o invencível campeão

Com garra. emoção e muitas glórias
meu time é só paixão, é só vitórias
Meu Formiga Esporte Clube
toca a bola, dá um show e faz tremer
e a galera explode e grita
nosso lema é lutar, vencer, vencer

Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão
Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão
 


Fonte:
Assessoria de Comunicação do FEC - http://www.formigaesporteclube.com.br

29/01/2012

Araripina FC - Araripina/PE


Nome oficial: Araripina Futebol Clube
Apelido: O Bode do Araripe
Cores: Amarelo, Azul e Branco
Torcedor: Bodeiro
Fundação: 11 de setembro de 2008
Estádio: Gilson Tirburtino de Souza - Chapadão do Araripe (6000 torcedores)
Cidade: Araripina/PE

História:

Equipe de 2009 - foto: www.araripinabode.blogspot.com/Paulo Elias
O Araripina Futebol Clube foi fundado em 2008 e chegou, em 2009, na Divisão de Acesso do Campeonato Pernambuco. O clube está localizado no município de Araripina, no estado de Pernambuco. 

No dia 16 de agosto de 2009, o time empatou em 1x1 com o Afogadense. Com o resultado e uma campanha com 18 vitórias, três empates e apenas duas derrotas em 23 partidas, o Araripina se tornou vice-campeão da Série A2 e se classificou para a Divisão de Elite do Campeonato Pernambucano 2010. 

Depois de conquistar uma vaga junto à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o "Time do Bode", como é chamado pelos torcedores de toda região, o clube não deixou a desejar e conquistou com mérito uma vaga na primeira divisão do campeonato pernambucano, equiparando-se aos tradicionais clubes do Recife, como Santa Cruz, Sport e Náutico.

O técnico Pedro Manta, que exerce uma liderança irretocável com toda a comissão técnica e atletas, liderou o grupo e comandou a maior conquista da história do clube. A base da equipe foi composta por jogadores da própria Araripina, além de alguns atletas contratados que vieram de fora. 

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Maurício de Nassau, a torcida do Araripina Futebol Clube foi apontada como a quarta maior do estado, com um índice de 0,6% da população. O time sertanejo ficou atrás apenas das três grandes equipes da capital - Santa Cruz, Sport e Naútico. A torcida do Araripina é, portanto, a maior do interior pernambucano

Escudo:



Mascote:


O bode é um animal ruminante que tem como característica biológica processar sua alimentação de forma bastante complexa, em função de o seu estômago ser dividido em várias partes, o que lhe obriga mastigar os alimentos que ingere, por mais de uma vez.
Esta característica do ruminante foi copiada pelo time do Araripina Futebol Clube. O Bode do Araripe é um time de futebol ruminante que mastiga seu adversário o tempo todo, até terminar a partida que está jogando. Ele acredita na sua vitória e cresce cada vez mais nas competições que participa.

Competições estaduais:

Campeonato Pernambucano – 2ª Divisão

2009 – Vice campeão (promovido para 1ª divisão de 210)


Campeonato Pernambucano - Dª divisão

2010: 9º colocado
2011: 8º colocado

Títulos:

Campeão do Troféu do Interior 2011 (Taça  Edu Matos)


Equipes: 

Equipe de 2010 - Foto: Paulo Elias
Equipe de 2010 - Foto: Paulo Elias
Estádio: 

Gilson Tirburtino de Souza - Chapadão do Araripe (6000 torcedores)



Torcida:

Torcida - Foto: Paulo Elias
Torcida - Foto: www.araripinabode.blogspot.com
Musa do Bode:



Ranna Carvalho - eleita Musa
do Bode 2012
Ranna tem 20 Anos , cabelos escuro, grande, pele morena, olhos castanhos escuros, 1,67 de altura, esta começando o Curso de Direito na FAFOPA.

Ranna é Apaixonada pelo Bode do Araripe, Reside na Cidade de Simões/PI. Não perde um Jogo do Araripina Futebol Clube em Araripina, e Disse que Agora como musa do Bode será mais fiel ainda ao Clube, “Aproveitando a oportunidade quero agradecer aos 473 votos que tirei em dois dias e agradecer também aos que contribuíram direto ou indiretamente com minha votação. Acreditei no meu potencial e venci”, declarou Rann”.

Rivais:

O Araripina mantém rivalidade regional com dois clubes, o Petrolina e o Salgueiro Atlético Clube. Os clássicos contra as duas equipes são recentes, em virtude dos clubes serem novos.

Hino:

Huno do Araripina FC (www.youtube.com)

                                           Hino da Torcida do Araripina (www.youtube.com)


És a força do sertão do Araripe,
Sob o tiro, ergue-se a tradição.
De lutar e de vencer, vencer, vencer.
E gritar é campeão, é campeão.
De lutar, de vencer, vencer, vencer.
De gritar é campeão, é campeão.

Do Brasil ficamos em Pernambuco,
do Pernambuco, Araripina é o sertão.
Mas o céu, o branco, o gesso, o resto é ouro,
a resistência conquistando a nação.

Brasil, Pernambuco, olha lá.
Abram alas que o Bode vai jogar.
Brasil, Pernambuco, olha lá.
Lá do sertão o Bode veio pra ganhar.

Brasil, Pernambuco, olha lá.
Abram alas que o Bode vai jogar.
Brasil, Pernambuco, olha lá.
Lá do sertão o Bode veio pra ganhar.

Estou contigo, carne, unha, água e vinho.
Pois contigo, aonde fores, eu irei.
Te carrego dentro do meu coração,
e por ti, onde estiveres, estarei.

Te carrego dentro do meu coração,
e por ti, onde estiveres, estarei.
Se fores ao outro lado do mundo,
não há distância! Contigo, lá estarei.
Nosso alvo será sempre a vitória,
pois te juro viver sem você, não sei. (Eu sei).

Brasil, Pernambuco, olha lá.
Abram alas que o Bode vai jogar.
Brasil, Pernambuco, olha lá.
Lá do sertão o Bode veio pra ganhar.

Brasil, Pernambuco, olha lá.
Abram alas que o Bode vai jogar.
Brasil, Pernambuco, olha lá.
Lá do sertão o Bode veio pra ganhar.


Fonte:
www.arapinabode.blogspot.com
www.youtube.com

28/01/2012

Atlético de Rafaela/Argentina


 3dflagsdotcom_argen_2fawm.gif (23803 bytes)
Argentina

Nome oficial: Asociación Mutual Social y Deportiva Atlético de Rafaela
Apelidos: Crema, Cremero, Celeste
Cores: Azul e Branco
Fundação: 13 de janeiro de 1907
Estádio: Nuevo Monumental (16000 torcedores)
Cidade: Rafaela/Província de Santa Fé/Argentina

História:

Primeira equipe - 1907
Em 1907, o Club Atlético Argentino de Rafaela foi fundada na cidade de Rafaela, na Província de Santa Fe. Em 1915, o nome foi mudado para Club Atlético de Rafaela. O Estádio Monumental de Barrio Alberdi, casa do Rafaela foi erguido em 1951.

O clube foi transformado em uma organização sem fins lucrativos, em 1988, renomeado para sua denominação atual de Asociación Mutual Social y Deportiva Atlético de Rafaela.

Apenas um ano depois, o clube finalmente chegou à segunda divisão após derrotar por 3-0 o Atlético Ledesma.

Atlético de Rafaela jogou 14 anos na segunda divisão, até que conseguiu subir para a Primeira Divisão na temporada 2002-2003. Depois de perder para o Huracán de Tres Arroyos, o Atlético de Rafaela foi rebaixado para a segunda divisão.

Na temporada seguinte, o clube perdeu a chance de voltar à primeira divisão depois de perder o jogo decisivo contra o Argentinos Juniors.

Os torcedores do Atlético de Rafaela são conhecidos como cremosos ou Celestes, e a Barra de Los Trapos ("Barra Brava" do clube) são os torcedores que seguem a equipe por toda parte.

A instituição tem também, desde 1919, um carro de corridas importantes do circuito, que é anfitrião de muitas competições, incluindo o Turismo Carretera (desde 1941) e TC 2000 (desde 1983).

Títulos:

Campeão Argentino da Primeira B temporada 2002/2003
Campeão Argentino da Primeria B, temporada 2010/2011 (foto abaixo)


Equipes:

Equipe de 1946
Equipe de 1989 que conquistou o acesso ao Nacional B
Equipe de 1992
Equipe de 1995/96
Equipe de 2000
Equipe de 2003
Equipe de 2011

Escudo:



Uniforme:








Estádio:





Torcida:




Fontes:

Íbis Sport Club - Paulista/PE

Nome: Íbis SC Nome oficial : Íbis Sport Club Apelido: Pior time do Mundo e Pássaro Preto Fundação: 15 de novembro de 1938 Mascote...