Blog dedicado aos clubes considerados pequenos no Brasil e no exterior. Pequenos talvez mas, certamente grande no coração de seus torcedores. Aqui clube pequeno é muito grande!!!
A postagem da Francana, é uma homenagem que o Blog faz ao desportista e Psicóloco Antônio César Perón.
Apesar do nome famoso, não tem nada a ver com o ex-presidente argentino. Na verdade ele é meu CUnhado (se isso fosse bom, vocês já saben né, não começaria com aquelas duas letrinhas famosas), mas enfim, paciência, afinal a perfeição não existe.
Na foto abaixo, vocês podem observar o nosso homenageado juntamente com sua família. A foto ficou quase boa, a única coisa que estraga é o próprio.
Foto com a família: Beatriz (esposa), o "dito
cujo", e suas duas filhas, Isabela e CarolinaRecentemente trocou de carro. Está numa felicidade que só vendo. Vejam abaixo, a foto do seu novo carrão, o "Batmóvel". O apelido do carro não foi culpa minha. Foi sua concunhada, a Solange que colcou e não tenho nada a ver com isso. Mas voltando ao carrão, o grande problema que ele encontrou para comprá-lo foi que o Bátmam teve grandes dificuldades para convencer o Robin a vender o carro. É que o Róbin, muito sentimentalista não queria desfazer do automóvel porque alegava que foi dentro dele que foi “feliz” pela primeria vez. Acho que deu pra entender não é?
Batmóvel, o novo carrão do PerónO pior de tudo é que, depois que vendeu o Batmóvel, olha só o que o Batmam comprou para se locomover.
Batman depois que vendeu o
Batmovel para o Perón
E finalmente uma foto justamente em um dos vários momentos que me “elogiava”. Pela cara e o que tem na mão esquerda dá pra imaginar o que ele estava falando pra mim. Ele me "adora ".
Flagrante do Perón me "elogiando"
Antes que você me "detone" e dê uma de "Vampiro Brasileiro" (lembra-se dele?) e diga "minha vingança será malígrina", leia o restante da postagem ou pelo menos leia o final da matéria.
Mas vamos ao que interessa. Como a gloriosa Francana não tem nada a ver com tudo isso e muito menos culpa vamos falar um pouco da nossa querida Veterana.
Nome:Associação Atlética Francana
Equipe temporada 2009 (março)
Apelido: A veterana; Feiticeira
Data fundação: 12/10/1912
Endereço: Rua Simão Caleiro n° 1408
Cidade: Franca/SP
CEP: 14400-340
Telefone: (16) 7224798
Estádio: Municipal Lanch Filho - Lanchão (18OOO Torcedores) – Usado para jogos oficiais
Estádio: Coronel Nhô Chico – Usado para categorias de base
Cores: Verde e branco
Mascote: A Feiticeira
Títulos
Campeão Paulista Série A2 – 1977
Vice-campeão Paulista Série A2 –2002
Vice Campeão Paulista Série A3 – 1996
História
A Associação Atlética Francana foi fundada no dia 12 de outubro de 1912 por David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva.
O terreno onde até hoje funciona a sede social do clube foi doado no final dos anos 1910 pelo Cel. Francisco de Andrade Junqueira, o "Nhô Chico". O Estádio da Bela Vista foi inaugurado em 1922 e foi onde a Francana sediou as partidas até 1969, quando foi construído o Estádio Municipal, que leva o nome do médico José Lancha Filho, então prefeito de Franca e que em 2005 assumiu a presidência do clube. O estádio "Nhô Chico", como é conhecido o Estádio da Bela Vista, atualmente não é utilizado para comportar partidas de futebol, pois não tem estrutura para suportar tal evento, no entanto, sua fachada faz parte do patrimônio histórico da cidade de Franca e não pode ser modificada.
Em campo, o primeiro título da "Veterana" foi de campeão da Alta Mogiana, em 1923, quando derrotou o Botafogo de Ribeirão Preto em duas vitórias em dois jogos emocionantes: 2 a 1 em Franca e 3 a 2 em pleno Estádio Luís Pereira, na Vila Tibério, em Ribeirão Preto.
Em 1948, a Francana começou a sua trajetória no futebol profissional no primeiro campeonato da Divisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol. O time era memorável: Marreco; Antero e Amauri; Tutti, Gonçalves e Eca; Tim, Tidão, Tonho Rosa, Luisinho e Canhotinho. No primeiro campeonato, ficou em terceiro lugar. Quem subiu foi o XV de Piracicaba.
Após várias tentativas, finalmente a Francana obteve o acesso para o Campeonato Paulista. No dia 4 de dezembro de 1977, a Veterana derrotou o Araçatuba por 2 a 0, com gols de Zé Antônio e Antenor. O time esmeraldino era formado por Geninho, Gasparzinho, Boca, Zé Mauro e Eraldo; Renê, Zé Antônio e Marinho; Antenor, Assis e Delém. No dia seguinte à histórica vitória, o então prefeito de Franca, Maurício Sandoval Ribeiro decretou feriado municipal para que a população pudesse fazer a festa nas ruas da cidade.
A Francana disputou os Campeonatos Paulistas de 1978 até 1982, quando foi rebaixada. Neste período, destacam-se vitórias históricas contra o São Paulo (2 a 0), em pleno Pacaembu, em 1978. No ano seguinte, também no Pacaembu, a Veterana venceu o Corinthians por 1 a 0 diante de mais de 40 mil torcedores corintianos atônitos, no dia 22 de agosto de 1979. A última participação na Primeira Divisão foi no dia 8 de dezembro de 1982, na vitória por 3 a 1 contra o Santos em plena Vila Belmiro. Atualmente, a Francana disputa o Campeonato Paulista da Série A-3, depois do rebaixamento em 2005.
A Francana conseguiu o acesso para a série A-1 em 1977, após vitória sobre o Araçatuba por 2 a 0. O clube permaneceu 5 anos na elite do futebol paulista, rebaixando então em 1982. Foi rebaixada em 2005, para a série A-3, onde se situa até hoje.
O clube também disputou o Campeonato Brasileiro de 1979, sendo eliminado ainda na primeira fase. Em 1996, caiu na semi-final do Campeonato Brasileiro da Série C, perdendo para o Sampaio Corrêa.
Grandes jogadores
Assis– Ídolo do Atlético/PR e do Fluminense/RJ
Assis nos tempos de Francana (SP). Acima, da
esquerda para a direita, estão: Silva (zagueiro
central), Mingo (ponta-esquerda), Assis e
Gasparzinho (lateral-direito)
Geninho (goleiro) – Hoje técnico
Time da Francana de 1978. Em pé: Zé Mauro,
Foguinho, Silva, Geninho, Cláudio e Gaspar.
Agachados: Antenor, Renê, Brandão, Zé Mário
e Jurandi
Nesta foto de
abril de 2002, Geninho
aparece com o troféu Melhores do
Esporte, que recebeu na cidade de
Porto Alegre
Mascote:A Feiticeira
Estádios
Estádio: Municipal Lancha Filho
Endereço: Avenida Lázaro Souza Campos – 750CEP: 14401-295Telefone: (16) 3706 0790Capacidade: 15.100 lugaresInauguração: 09/07/1969Primeiro Jogo: Francana 0x2 CorinthiansHomenageado: José Lancha Filho era médico e foi prefeito da cidade na época da construção do estádio. Em 2005 assumiu a presidência do clube.
Estádio Nhô Chico
O estádio Nhô Chico é um patrimônio histórico de Franca. A Francana iniciou seus jogos, através dos fundadores David Carneiro Ewbank, Homero Pacheco Alves e Beneglides Saraiva, em 1923 no Nhô Chico. O estádio recebeu o nome em homenagem ao Coronel Francisco de Andrade Junqueira, doador do terreno em que se deu a construção, em 1922. Porém, em 1969 foi construído o Estádio Municipal Doutor José Lancha Filho, em homenagem ao então prefeito da cidade de Franca, e posteriormente presidente da Francana. O estádio tinha capacidade para 18 mil pessoas. Em 1948, a Francana começou a sua trajetória no futebol profissional no primeiro campeonato da Divisão de Acesso da Federação Paulista de Futebol. O time era memorável: Marreco; Antero e Amauri; Tutti, Gonçalves e Eca; Tim, Tidão, Tonho Rosa, Luisinho e Canhotinho. No primeiro campeonato, ficou em terceiro lugar. Quem subiu foi o XV de Piracicaba. Após várias tentativas, finalmente a Veterana obteve o acesso para o Campeonato Paulista, em 1977.
Em tempo:Brincadeiras a parte, a intenção do Blog Pequenos Clubes, Grandes Resultados, foi de homenagear um grande homem. Antônio César Perón, é um excelente pai de família, e sua contribuição para com seus familiáres, tanto seus pais como os pais de sua esposa, é de fundamental importância. Não mede esforços para sair, a qualquer hora que for, da cidade de Franca, onde tem seus importantes compromissos, para vir até Uberaba dar assistência a seu sogro e sua sogra que necessitam muito de sua ajuda. Recebe a todos com braços abertos em sua casa e na época mais difícil em que passamos com a saúde de nosso pai, onde o mesmo acabou por ter uma de suas pernas amputadas, a sua ajuda ao lado de sua esposa Beatriz, foi da maior relevância.Nós do Blog Pequenos Clubes Grandes Resultados, e do Blog do Ligeirinho, rendemos homenagem a um grande homem. Um homem chamado Perón. Que o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO possa iluminar seu caminho e de sua família.Fotos:
Eequipe Francana: Fernando Martinez (www.jogosperdidos.zip.net)
Perón e família: Guilherme Senna
Assis e Geninho: Site oficial Milton Neves
Demais fotos: Divulgação
Fontes:
Wikipédia e Site da Federação Paulista de Futebol
Uniforme: Camisa listrada em preto e branco, calção preto e meias pretas
Mascote: Ganso
História
O Araxá Esporte Clube foi fundado em 20 de setembro de 1958 e nasceu com o objetivo de representar a cidade de Araxá entre os clubes profissionais do futebol mineiro. O primeira disputa do Campeonato Mineiro de Futebol foi em 1965, sagrando-se campeão pela primeira vez, dois anos mais tarde, em 1967.
Desde então, o clube somou várias vitórias e a paixão pelo time alvinegro da “terra de Beja” ganhou muitos torcedores e hoje é tetracampeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro de Futebol.
Quando fundado, as cores escolhidas para a equipe do Araxá Esporte foram o preto e branco, nascendo assim, o “alvinegro mais querido!
Foto: Primeira camisa
A primeira camisa do Araxá Esporte Clube tinha em seu design os formatos quadriculados. Mais tarde esse design foi modificado por uma camisa com listras verticais mantendo as cores alvinegras.
Os Títulos
A equipe
alvinegra da “terra de Beja” participou com destaque do Campeonato Mineiro de Futebol entre os anos de 1965 e 1980. O
Araxá Esporte foi quatro vezes Campeão Mineiro da Segunda Divisão. O time araxaense levantou a taça de primeiro colocado nos anos de 1967, 1977, 1990 e 2007, chegando ao Tetra Campeonato Mineiro.
Cronologia dos títulos
1967 - O Araxá Esporte foi campeão ao vencer a Usipa de Ipatinga na grande final com um gol de pênalt
i do zag
ueiro Ganso, o placar do jogo no Estádio Fausto Alvim foi 2 a 1 para o alvinegro.
1977 – A gran
de final foi contra o Fluminense de Araguari onde um gol de Felpa, em grande jogada do meiocampista Manga, deu o título ao Araxá Esporte o com placar do jogo no Estádio Uberabão de 1 a 0.
Campeão de 1977
1990 – Vitória do Araxá Esporte em cima do Clube Atlético Patrocinense de Patrocínio na grande final com u
m gol de Ricardo Coração de Leão sendo o placar do jogo no Estádio Fausto Alvim foi 1 a 0 para o alvinegro.
Campeão de 1990
2007 – Desta vez o jogo foi contra o Esporte Clube Itaúna de Itaúna em uma grande final no Estádio Fausto Alvim, onde o único gol da partida do atacante Yan deu o título de Campeão de 2007 para oAraxá Esporte.
A equipe queconquistou o primeiro título para o Araxá Esporte em 1967 tinha como formação base: Gutemberg, Délcio, Ganso, Santos e Cariri; Franklin e Agnaldo; Vítor, Germano, Nato e Geraldino. O técnico era Amilton Frad.
A formação da equipeque conquistou o mais recente título para o Araxá Esporte em 2007 foi: Fernando, Edinho, André Alves, Odair e Ivan; Cafu, Indinho, Dedé e Rogério Sá, Yan e Euller. O técnico foi Luís Eduardo.
Os Ídolos - craques que deixaram saudades
Ao longo dos cinqüenta anos de história do Araxá Esporte Clube, centenas de atletas vestiram a camisa alvinegra e muitos deixaram seus nomes gravados na memória do torcedor do Ganso.
Confira alguns dos principais ídolos que passaram pelo Araxá Esporte.
Aguinaldo,meio-campista, décadas de 60 e 70
Manga, meio-campista, década de 70
Esmeraldo, zagueiro, década de 60
Franklin, volante, década de 60
Geraldino, atacante, década de 60
Ganso, zagueiro,década de 60
Gutemberg, goleiro, década de 60
Helinho, goleiro, década de 60
Nato, atacante, década de 60
Jair, goleiro, década de 70
Salton, zagueiro, década de 60
Cláudio, lateral, décadas de 60 e 70
Spencer, meia década de 60
Calvex, meio-campista, década de 80
João Paulo, meio-campista, década de 80
Chiquinho, atacante, década de 80
Goiano, meio-campista, década de 70 e 80
Marcelo Araxá, atacante, décadas de 80 e 90
Mascote: Ganso
A partir de 1967, após a conquista do primeiro título da história do Araxá Esporte Clube o time ganhou um mascote, o Ganso.
Assim como o Atlético Mineiro já tinha como mascote o Galo, o Cruzeiro tinha na raposa o seu símbolo e o América o Coelho, o cartunista Mangabeira do Jornal Estado de Minas criou o Ganso para simbolizar o Araxá Esporte Clube.
Na época Mangabeira afirmou que se inspirou no apelido do zagueiro Nilton Germano da Silva que cobrou o pênalti e marcou o gol que deu o primeiro título de Campeão Mineiro para o Araxá Esporte Clube.
Nilton era conhecido como Ganso e desde então o “alvinegro mais querido” passou a ter a figura deste animal como o seu mascote oficial.
O Estádio – Majestoso da Avenida Imbiara
O Estádio Municipal Fausto Alvim foi inaugurado em 1943 pelo então prefeito Fausto Alvim o qual deu seu nome ao local.
O “Majestoso da Avenida Imbiara” como é carinhosamente conhecido por seu público, o Estádio Fausto Alvim é considerado um dos melhores o interior de Minas e está em local privilegiado da cidade, sendo de fácil acesso.
O estádio municipal recebeu o seu primeiro sistema de iluminação em 1967, através do prefeito Paulo Márcio Ferreira. A construção das arquibancadas cobertas assim como da ampliação das descobertas foi obra executada em 1981 pelo prefeito da época Aracely de Paula.
Com capacidade para receber até 8 mil torcedores, o estádio tem um gramado com dimensões oficiais que medem 70m X 105m.
Infra estrutura
O Fausto Alvim disponibiliza hoje:
08 cabinas para imprensa
02 vestiários para a
s equipes
02 vestiários para os árbitros
06 banhe
iros para o público, sendo três masculinos e três femininos
Alojamento para os atletas com 09 quartos e capacidade para 27 pessoas
Cozinha Refeitório Dois bares
Bilheterias Portões de acesso
Estacionamento.
O Fausto Estádio FaustoAlvim está localizado na Avenida Imbiara, 620, Centro, Cep: 38.183.244, fone: 3691-2030.