20/12/2013

Montes Claros FC – Montes Claros/MG



Cidade de Montes Claros

Nome: Montes Claros
Nome oficial: Montes Claros Futebol Clube
Alcunhas: O Bicho
Cores oficiais: Azul, branco e preto
Mascote: Bicho Papão
Fundação: 28 de agosto de 1998
Estádio: José Maria Melo (5000 torcedores)

Endereço: Avenida Francisco Peres nº 41
Bairro: Guarujá
Cidade: Montes Claros/MG (430km de Belo Horizonte)
CEP: 39404-215

e-mail: diretoria@montesclarosfutebolclube.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Montes-Claros-Futebol-Clube

Títulos

Vice-campeão Mineiro da Segunda Divisão 1996
Vice-campeão Mineiro da Segunda Divisão 1995
Vice-campeão Mineiro da Segunda Divisão 2013

História

Depois de fazer parte das diretorias da Associação Desportiva Ateneu e do extinto União São Pedro entre os anos 80 e 90, o empresário do ramo de churrascarias Joinville Paulo Mocellin, o Ville, gaúcho radicado no Norte de Minas, uniu forças na cidade para a criação do Montes Claros FC. O Bicho, que ganhou o apelido em alusão à música de sucesso do cantor de axé Ricardo Chaves à época ("É o Bicho"), foi fundado em 1992 totalmente inspirado no distintivo e nos uniformes do Grêmio de Porto Alegre, time do coração do mandatário (28 de agosto é o mesmo dia do aniversário da filha mais velha de Ville, Ellen.

Ascenção meteórica

Depois de alguns torneios amadores na cidade, partiu para o profissionalismo e sempre mandou seus jogos no Estádio José Maria de Melo. Já em1995, alcançou o acesso ao Módulo II com o vice-campeonato na Segunda Divisão mineira. No ano seguinte, repetiu o feito no Módulo II. Curiosamente, nessas duas competições, teve como "pedra no sapato" o Social, que lhe superou nas duas finais consecutivas e até hoje é visto como seu maior rival.

Com o acesso, o Bicho participou do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão em 1997 e fez uma campanha de destaque. Em casa, venceu os então invictos Atlético Mineiro, Cruzeiro e Villa Nova Atlético Clube. Chegou a figurar-se na vice-liderança durante a primeira fase e ao final de dois turnos classificou-se para as quartas-de-final como o sétimo colocado. No "mata-mata", foi buscar o reforço do "bomba" Éder Aleixo (foi o último clube profissional da carreira do jogador) e enfrentou o Cruzeiro, que viria a ser o campeão mineiro e da Copa Libertadores daquele ano.

Acabou eliminado com derrotas por 1x2 e 0x2, mas comemorou a boa campanha de outra forma, com uma das vagas do estado no Campeonato Brasileiro da Série C.

Na competição nacional, chegou até as quartas-de-final, foi eliminado pela Francana/SP nos pênaltis e ficou na 14ª colocação geral à frente de times tradicionais como Figueirense, América/RJ, Fortaleza, Villa Nova,Inter de Limeira, Brasil de Pelotas e do próprio rival Social.

Rebaixamento e licença

 

Em 1998, nem de longe repetiu a campanha do ano anterior. A goleada sofrida em Nova Lima por 4 a 1, para o Villa Nova, na última rodada da fase classificatória, culminou com o seu rebaixamento ao lado do Nacional de Uberaba. Voltaria para o Módulo II, mas alegando problemas financeiros a diretoria oficializou o pedido de licença junto à Federação Mineira de Futebol e desativou o time profissional.

 

"Bicho-empresa"

 

Em 2004, foi criada a versão do Bicho de clube-empresa e o departamento de futebol profissional voltou a funcionar como Montes Claros Esporte Clube. Disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, mas foi eliminado ainda na segunda fase, mesmo goleando o América de Teófilo Otoni, na última rodada, por cinco a zero.

 

Volta

 

Em 2012, a diretoria do Bicho anunciou a retomada das atividades profissionais para a disputa do Campeonato Mineiro de Futebol da Segunda Divisão. Esteve na Chave B da primeira fase, ao lado da Associação Esportiva Ituiutabana, do Nacional Futebol Clube de Uberaba e do Clube Atlético Portal de Uberlândia.

 

Após dois turnos, conquistou apenas a terceira colocação geral. Como apenas os dois primeiros seguiriam na competição, para chegar à segunda fase o clube dependia de uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), já que o Nacional foi denunciado pelo uso de um jogador irregular na primeira rodada. Entretanto, quando a decisão favorável ao Montes Claros foi anunciada no Tribunal Pleno, a segunda fase já estava em andamento e a equipe tricolor já havia sido dispensada. Mesmo com o direito garantido pela Justiça Desportiva, o Bicho anunciou oficialmente sua desistência em retomar a vaga.

 

2013

 

Totalmente reformulado, com um grupo de atletas jovens de Montes Claros e do Norte de Minas, em 2013, o Montes Claros Futebol Clube disputou mais uma vez o Campeonato Mineiro de Futebol de 2013 - Segunda Divisão.

 

Terminou a competição conquistando o vice-campeonato, o campeão foi o Nacional de Uberaba, garantindo desta forma, uma das duas vagas para disputar o Campeonato Mineiro do Módulo II da temporada 2014


Escudo:



Mascote


O mascote do Montes Claros é o Bicho Papão - em referência ao apelido do clube “O Bicho” . A agremiação ganhou o tal apelido da torcida logo nos primeiros anos de “vida” (em 1992), por causa da música de Ricardo Chaves “É o Bicho” - um sucesso dos anos 90.

Apesar de o apelido ter sido aprovado pela diretoria à época, o Montes Claros nunca possuiu uma representação gráfica oficial do mesmo. Talvez, porque o Bicho Papão é um ser imaginário da mitologia infantil e não possui uma identidade visual definida, dependendo sempre de quem imagina.

Uma coisa ao menos é sugerida pelo próprio termo: O Bicho Papão tem um grande papo que serve para “devorar” as criancinhas - conforme sugere as histórias - ou para “engolir” os adversários nas charges do futebol. Esta característica foi o ponto de partida do designer gráfico Leonardo Gomes para criar a versão do Blog da Segundona Mineira (
www.segundonamineira.blogspot.com.br) para este mascote.

O curioso, é que se a torcida tivesse considerado por inteiro o refrão da música de Ricardo Chaves, o mascote do time não seria um Bicho Papão e, sim, um “Crocodilo”. Pra quem não se lembra o refrão da música é assim: “É o bicho, é o bicho / Vou te devorar / Crocodilo eu sou”.

Uniformes:

Uniforme 1
Uniforme 2
Fotos:



Fotos estádio

Estádio José Maria Melo
Fontes:
Mascote - www.segundonamineira.blogspot.com.br

**************************************************
**************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Íbis Sport Club - Paulista/PE

Nome: Íbis SC Nome oficial : Íbis Sport Club Apelido: Pior time do Mundo e Pássaro Preto Fundação: 15 de novembro de 1938 Mascote...